Home

Lago Neto

Impressiona-me o fato de pessoas que se consideram democratas (lembro que Rosa Luxemburgo afirmava que “A liberdade apenas para os partidários do governo, apenas para os membros do partido, por muitos que sejam, não é liberdade. A liberdade é sempre a liberdade para o que pensa diferente.” ) colocarem, sistematicamente, afirmações, em muitas oportunidades de forma mascarada, sutil, que aviltam o importante papel da imprensa.

Lembro que, no passado, paralelamente a órgãos tão criticados, havia inúmeros jornais da denominada imprensa alternativa, além de revistas de ótima qualidade como a PAZ E TERRA e a CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA.

Jornais como a ÚLTIMA HORA e o O SOL (de curta duração) representaram, também, contraponto aos diários de grande circulação. O jornal CORREIO DA MANHÃ, logo após o movimento de 31/03/1964, conseguiu, devido à sua postura crítica à ordem vigente, vendagens excepcionais.

Não dá para não registrar a exemplar postura, durante muitos anos, do JB. Lembro isto para demonstrar aos que só enxergam defeitos, por exemplo, em O GLOBO e na TV de mesmo nome, ESTADÃO, FOLHA DE S.PAULO, ZERO HORA, VEJA e ÉPOCA a possibilidade aberta a Partidos Políticos e a indivíduos de lançarem novas publicações.

Parece-me que as críticas formuladas aos supramencionados veículos de comunicação podem ser o passo inicial a um futuro cerceamento à liberdade de expressão, até mesmo na internet.

Lembro, finalmente, que os veículos em causa é que, diariamente, dão ciência ao povo das maracutaias, do precário estado de escolas e de rodovias, da péssima qualidade da assistência médica pública e, dentro das regras do bom jornalismo, concedem espaço a críticos exacerbados dos mesmos.

LAGO NETO, em 27/10/2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s