Home

lixo 3

lixo-2-tigres

O Carnaval e o Verão se aproximam. Teremos, portanto, mais uma temporada de lixo.

O que tem a ver o Rio mergulhado no lixo, durante e pós o Carnaval, com “o déficit civilizatório” apontado pelo Ministro Luís Roberto Barroso, durante um debate com Joaquim Barbosa no STF, nos idos do mensalão?

Barroso insinuou deficiência civilizatória, ficou claro, do então presidente da Corte Suprema, um negro que tanto nos orgulha.

A insinuação foi perversa, sem prejuízo do discurso sereno, sem levantar a voz, do magistrado.

E mais perversa ainda, se lembrarmos, que até o 2 Reinado, quem recolhia os vasos com excrementos das casas da nobreza, da burguesia e dos brancos, eram os negros, que em razão da tarefa eram chamados de “tigres”.

Tigres porque ao conduzir os barris com dejetos, por vazarem em suas costas, deixavam listas e marcas definitivas em seus corpos.

Ao entardecer esses “tigres” transportavam, em barris, para as praias cariocas, valas, lagoas, rios, que não eram poucos, todos esses resíduos.

Não poucas famílias, sequer se davam ao trabalho de recorrer aos “tigres”; das janelas e sacadas de suas residências lançavam a podridão de suas casas.

Desconfio, que resgatando essa escatologia de nossa história, possamos compreender por que temos tanta dificuldade de limpeza, limpeza pessoal e dos espaços públicos, de asseio, de respeito ao meio ambiente.

Este sim, honorável Ministro Barroso, é o nosso verdadeiro “déficit civilizatório”.

O resto é retórica de um homem que conhece e domina as leis, mas não abdicou de agulhadas na cor da pele dos seres humanos.

Quando se saciaram, disse Jesus aos seus discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram para que nada se perca”. João 6.12

ps – este ano, com a prefeitura carioca praticamente quebrada, o orçamento vai melhorar com a punição dos mijões, que praticamente dobrou em relação a outros carnavais.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s