Home

Apoena Meirelles 11

Dia 10, depois de amanhã, faz 10 anos que Apoena Meireles foi assassinado. Em Rondônia.

Um dos mais importantes sertanistas do século XX, porque consciente da dívida, irresgatável, da sociedade brasileira para com essas nações, Apoena morreu na defesa, intransigente, desses povos.

E o fez por sabê-los condenados ao extermínio. Ou à subjugação.

De uma geração de sertanistas que tinha em Rondon e em seu pai, Chico Meireles, uma referência, Apoena, em nenhum momento, ignorou o processo de extermínio a que estavam condenados.

Uma de suas reflexões; “Prefiro morrer ao lado deles, do que ver seus territórios invadidos, e transformados em mendigos em suas próprias terras.”

Terminou assassinado, à porta de um banco, quanto tentava resistir à invasão do território Cinta-Larga que, antes, décadas antes, com o seu pai, os contatara, evitando o extermínio.

O assassino não cumpriu prisão, o que não chega a ser novidade.

Apoena sempre foi um sujeito marcado para morrer, tal o ódio de fazendeiros, das ditas frentes civilizatórias, dos invasores de terras indígenas, que não o perdoavam por sua luta ao lado desses povos.

Convivemos mais de 30 anos, no meio da selva e dessas lutas, nos deslocando em canoas por rios sequer catalogados, varando floresta fechada, nos embrenhando em terras de ninguém, resistindo a malárias – eu como mero repórter, nada além disso – ele como sertanista, enfrentando, no grito, os algozes dessa gente.

Ao dar Adeus, perdi um irmão.

Mais que isso; as nações indígenas perderam um aliado como raramente viram, em 500 anos de perseguição, subjugação e extermínio.

Ps – este registro é antecipado porque estou a caminho da Amazônia. E, no entanto, “A Viagem de Bediai – O Selvagem“, meu próximo livro, é dedicado ao amigo Apô.

(8/10/2014)

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s