Home

Dilma Temer

Agosto finalmente chegou, tendo antes o cuidado de bater na porta. É um mês traiçoeiro, pleno de maus augúrios em nossa história recente.

Nele Getúlio Vargas deu um tiro no peito, virando o país de ponta à cabeça. Com o gesto derrotou os inimigos vitoriosos da véspera.

Nele, que o povo chama mês do desgosto, Jânio Quadros renunciou imaginando voltar nos braços do povo, pelo menos essa é uma das versões do gesto aloprado. O fez para nunca mais voltar.

Não esqueçamos o acidente que matou JK, neste mesmo mês, se é que foi de fato um acidente.

Há quem diga que não, já que vivíamos os anos das botas, e três inimigos da ditadura – Lacerda, Goulart e ele – deram “adeus” em circunstâncias polêmicas.

Em 16 de agosto de 1992, estudantes e classe média foram às ruas de preto pedir o impeachment de Collor. Não perderam a viagem.

Em agosto, agora, será escolhido o novo Procurador Geral da República, decisivo para o futuro da Operação Lava-Jato. Pode ficar Rodrigo Janot, decisão de Dilma, mas também pode não ficar.

No Senado, onde essa escolha precisa ser referendada, 15 senadores já constam da lista de Janot, e com votação secreta.

E agora, exatamente no mesmo dia 16 de agosto, o mais triste na vida de Collor, pode-se supor, Dilma vai assistir à manifestação pedindo seu impeachment.

Em outros tempos e terras, os poetas descrevem abril, ou março, como os meses aziagos.  O assassinato de César, no Senado romano, acontece nos idos de março, e o adivinho Espurina o advertira sobre esse mês.

Cesar ignorou, e terminou apunhalado pelo próprio filho adotivo, Brutus.

Entre nós tem sido agosto. Dilma que se cuide.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s