Home

A presença dos povos árabes na Península Ibérica,  onde hoje são Portugal e Espanha, acontece no século VIII, mais precisamente em 711, salvo trapaça da memória.

Nessa data, numa sangrenta batalha, como hoje, os povos adoravam guerrear, expulsaram os Visigodos, de ascendência germânica, e decidiram ficar.

Foram sete séculos de tolerância, já que a expulsão definitiva ocorreria em Granada, em 1492, década da descoberta da América.

Enquanto predominaram, na Europa medieval, prevaleceu a tolerância, o respeito pelas religiões diferentes, pelas diferentes etnias, fossem cristãos ou judeus, já que sabemos, eram muçulmanos.

O legado dessa ocupação, inclusive no Brasil, é praticamente impossível de nomear, em todos os campos, principalmente cultural.

Com a vitória do Cristianismo, liderada  por Isabel e Fernando, reis da Espanha, começa a Era do Terror, onde a Santa Inquisição vai exercer um papel de intolerância e perseguição, tanto a judeus, homossexuais, cultos religiosos africanos, e até mesmo aos índios.

Mas, esse registro, aqui, não interessa, é outra história.

 Interessa lembrar a grandeza desse povo, a quem tanto devemos, e esta belíssima homenagem a PinK Floyd, uma banda Ocidental.

Num mundo mergulhado em conflitos religiosos, principalmente no Oriente Médio e norte da África, onde a leitura do Alcorão passou por profundas mudanças, esta apresentação sublime é algo que encanta e enternece.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s