Home

Porfirio Carvalho 1

Os índios Waimiri/Atroari sofreram uma imensa perda. Foi enterrado ontem o sertanista histórico Porfírio de Carvalho.

Sem ele e Gilberto Pinto, assassinado nos anos da ditadura de forma até hoje não explicada com clareza, esses índios não teriam sobrevivido, depois de mais de 100 anos de resistência.

O último golpe civilizatório foi a construção da BR-174, nos idos dos anos 70/80,  cortando o seu território, fazendo a conexão do Brasil com o Caribe.

Acompanhei, como repórter, todo esse processo, essa dolorida e brava resistência.

Carvalho, era assim chamado por nós, resistiu no limite aos construtores dessa rodovia, Exército à frente, e terminou por viabilizar, com profunda habilidade, a sobrevivência dos Waimiri/Atroari, certamente hoje a mais interessante nação indígena do país.

Interessante por ter recusado a integração com a chamada civilização, preservado os seus valores, não se isolado inteiramente, e mantido a distância necessária, prudente, sábia, para não se contaminar com tudo o que significamos para esses povos.

A morte de Carvalho é um duro golpe para os índios brasileiros, pelo exemplo que lhes legou, mas principalmente para a nação Waimiri/Atroari com a qual partilhou seus últimos anos de vida.

Estivemos juntos pela última vez, no interior desse povo,  entre o Amazonas e Roraima, há uns três anos, num encontro inesquecível, e naturalmente gravado.

Amanhã espero poder postar essas imagens.

Que o céu lhe seja leve, bravo Carvalho, é o que desejam seus amigos, principalmente os índios, entre os quais eu, Bruno Martins e o Uli, que o filmou, assim imagino, pela última vez. 

ps – deixo de registrar o crédito desta bela foto, por desconhecer o seu autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s