Home

Periquitos 1

periquitos 2

No Brasil, diria Stanislaw Ponte Preta, urubu voa de costas. Pelo que me recordo, se referia a Niterói, mas vale para o país.

Senão vejamos; um dos condomínios mais caros de Manaus, o famoso Ephygênio Salles, – observem a grafia -, onde reside a elite do estado, inclusive um ex-governador, está introduzindo telas nas palmeiras imperiais para impedir que pássaros, em seus voos de migração, ali pousem.

São barulhentos, ruidosos, invasivos, inconvenientes, é o consenso dos ouvidos sensíveis de seus moradores.

E os pássaros estão morrendo.

As fotos chocaram a cidade, e de resto o país, e essa violência não é recente, mas agora surgiram imagens. O diabo das redes sociais, uma plaga.

Até aí, tudo bem, vamos combinar.

O curioso é que o Amazonas, ao lado do Maranhão e Piauí, oferece os piores índices de desigualdade social do país. E, então, ocorrem coisas curiosas.

Um biólogo e ornitólogo, Mário Cohn-Haft, de alto saber, convidado a opinar sobre o heterodoxo recurso do condomínio, não se fez de rogado; “as pessoas podem optar pelas aves ou pelas árvores…”.

Mais à frente, o nosso cientista Cohn-Haft, curador de aves do INPA( Instituto de Pesquisas da Amazônia), um dos mais conceituados do país, registra ; “mas eu entendo as outras pessoas, que podem ficar incomodadas com as aves”.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) declarou, em nota, que “a  cobertura é uma medida preventiva sugerida pelo Ibama e que os periquitos que todos os dias pousam no local estariam corroendo as copas e matando as espécies”.

Já o superintendente do Ibama, Geandro Pantoja, informou  ter emitido parecer sobre o assunto, mas que não poderia detalhar porque já havia encerrado o expediente. 

E não tinha como consultar o processo.

Complementou ainda que “medidas de obstrução à fauna poderiam causar impacto, mas isso precisava ser avaliado”.

E, no entanto, a população começou a reagir.

Bombeiro foram chamadas, está havendo concentração à porta do chiquérrimo Condomìnio, e agora barulho de gente, talvez até pior, já que nenhum desses manifestantes tem gabarito para alí residir.

É o que parece.

Oh, raça!…

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s