Home

Veríssimo

Veríssimo insiste em fazer proselitismo partidário. Até aí nada mais democrático. É um cidadão honrado. E, no entanto, há a lição de que o sapateiro não deve ir além de suas botas.

Em suma; evitar puxão de orelha no outono de sua bela vida de cronista.

(…) Mestre Verissimo — e assim o chamo por suas inegáveis qualidades humorísticas e por seu profundo conhecimento do futebol gaúcho — parece, ao falar de política e ideologia, uma pessoa ressentida, talvez inconformada com a derrota de seus ideais em nível mundial e, especialmente, aqui mais próximo de nós, com a derrocada de governos simpatizantes de ideias socialistas e/ou comunistas.

Desatualizado em matéria de conhecimento econômico, demonstra desconhecer a mudança ocorrida até em programas de partidos de esquerda, que cada vez mais se convencem da importância da obediência aos bons fundamentos de Economia, ensinados em Chicago e em muitas outras boas escolas do ramo.

E prende-se a receitas que deram errado onde quer que tivessem sido testadas, inclusive aqui no Brasil.

Sobre Milton Friedman, citado na referida coluna, devo lembrar que foi considerado “o economista do século XX” por ninguém menos que o economista mais lido do mundo, atualmente, o insuspeito professor de Harvard Gregory Mankiw.

Registre-se que o mestre de Chicago, assim como prestou assessoria econômica para as reformas liberalizantes do Chile, também assessorou os governantes chineses na extremamente bem-sucedida abertura do país comunista ao capitalismo. Seu compromisso sempre foi com a Economia e com aquilo que a nossa ciência poderia contribuir para o benefício dos povos.

Em suma, minha sugestão é que Verissimo se mantenha concentrado em seu métier e não nos prive mais de sua inteligência e refinado humor, desviando sua pena para assuntos tão áridos como o do conhecimento econômico abalizado.

Saudações do Chicago boy.

Rubem de Freitas Novaes é economista

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s