Home

Darci Ribeiro - 1

Esta entrevista, ora resgatada pela Martha Alencar, confesso que havia apagado do HD de minhas memórias.

Me recordava sim, de uma anterior, que fizemos para o Pasquim, onde ele alertava o povo para fazê-lo Imperador do Brasil.

Ele sabia, como ninguém, impactar.

Corria a segunda metade dos anos 70, adentrando nos anos 80, e ele já não suportava mais viver no exílio. Era a terceira tentativa de retornar ao Brasil, e, nas duas outras, fora nada amavelmente devolvido para o exterior.

Um telefonema do Drummond devolvendo ao Governo militar uma comenda, por ter sido revistado ao visitá-lo doente, na rua Sousa Lima, em Copa, mostrava a indignação brasileira.

Pois bem, muito próximo do Darcy nesta época, fiz-lhe ver a oportunidade de ser entrevistado pelo Pasquim, o que era uma provocação de bom tamanho. Ele topou, a entrevista foi publicada, e ele faz ver que seria um grande e sábio Imperador do Brasil.

A partir disso nunca mais foi devolvido ao exílio, e o Governo militar, que já vinha fazendo água, começa a desidratar, agregado a outras razões históricas.

Querida Martha Alencar, um grande e carinhoso abraço, resgatando esses papeis avulsos, conforme diria Machado, extensivo ao Hugo Carvana.

Obrigado Sérgio Caldiere, pelo compartilhamento, e pela sua rica participação nas redes sociais.

Nessas duas entrevistas – Pasquim e Careta – Darcy produz certamente a maior gandaia no mapa político do Governo militar. E o faz misturando ironia, sarcasmo, irreverência, conteúdo, como ele tão bem sabia fazer.

O depoimento do Darcy é o bicho, como exercício de gandaia crítica.

Chegou, nesta terceira tentativa de permanecer no Brasil, pisando na ponta dos cascos.

Obs – pena que não tenha mais a edição do Pasquim. Em verdade não tenho mais nenhuma. O cupim comeu todas. Havendo quem tenha a edição digital, nem sem se o Pasquim a tem, bom seria postar pelo menos a 1a primeira página.

 

2 pensamentos em “Darcy Ribeiro – Imperador do Brasil (7/03/2014)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s