Home

 

Ninguém disse ainda, talvez por pena. Mas o PSDB flerta com a decadência.

É plenamente correspondido. Sua brigada fluminense achou que podia tirar algum proveito político da ruína fiscal do Rio de Janeiro.

E votou contra a privatização da Cedae, a companhia de saneamento do Estado. Jogou no lixo a própria história. Trocou a coerência pela oportunidade de viver o seu momento PT.

O ninho passou a brigar consigo mesmo.

O Instituto Teotônio Vilela, braço acadêmico do PSDB, divulgou um texto que trata a futura venda da Cedae como “pontapé inicial de uma onda saneadora” nos Estados.” Sustenta que “é hora de vender” as estatais mal geridas. Chama de “obtusa” e “míope” a “pregação petista” segundo a qual privatização é “coisa do demônio”.

Quer dizer: o PSDB federal disse, com outras palavras, que os tucanos do Rio têm mais bico do que cabeça.

Noutro documento, tucanos de fina plumagem como Edmar Bacha, Gustavo Franco e David Zylbersztajn anotaram ter estranhado a posição da bancada do PSDB na Assembléia Legislativa do Rio.

Acrescentaram que o partido ”personifica a moderna social-democracia, que encara a privatização sob o prisma dos interesses da população, da sua lógica econômica, e da eficiência nos serviços prestados, sobretudo, para os mais pobres.”

Tudo isso ocorre num instante em que a imagem do tucanato já está estilhaçada. Depois de sonhar que chegaria ao Planalto dinamitando a chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral, o PSDB tomou o atalho do impeachment e vive o pesadelo de ser força auxiliar do governo do PMDB.

Há mais: separados em tudo, os grão-tucanos Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin juntaram-se nas planilhas da Odebrecht. Há pior: nas pesquisas, os presidenciáveis tucanos assistem à recuperação de Lula enquanto derretem.

Aécio e Alckmin já despontam como sub-Bolsonaros. A derrocada tucana é construída com método. O PSDB sempre imaginou que tivesse um destino. Não pensou que viraria uma fatalidade.

Blog Josias de Souza

josias-de-souza


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s