Home

primatas

Os chimpanzés da savana quente de Fongoli, no Senegal, mataram, de forma cruel, até mesmo o devorando, o seu antigo líder, macho alfa, que fora expulso do grupo cerca de cinco anos antes.

Os primatologistas que estudam o grupo lhe deram o nome de Foudouko, e durante dois anos, entre 2005 e 2007, ele fora o macho alfa da comunidade, apoiado em  Mamadou, seu lugar tenente.

Foudouko, segundo os cientistas anotaram, era um verdadeira tirano, mas desde que Mamadou recebeu uma violenta surra dos machos do grupo, portanto um recado, quem sabe, ele terminou tendo que se exilar.

Os primatas têm uma intensa vida social, e o exílio é perverso, insuportável, profundamente estressante. Ao retornar, em 2013, depois de repetidas tentativas de ser aceito, terminou um dia assassinado pelos machos de forma cruel.

A inusitada violência desse grupo pode se dever à escassez de fêmeas reprodutivas, segundo sugerem os cientistas, mas isso é apenas uma das ilações. Até porque, enquanto durou sua liderança, ele nunca deixou de ser um tirano.

Quando o cadáver de Foudouko foi encontrado, na madrugada de seu assassinato, a  fêmea mais poderosa da comunidade, mãe do macho alfa dominante, David, portando líder da matança, inimigo absoluto, após inspecioná-lo demoradamente, começou a devorá-lo.

Não satisfeita produziu mordidas em suas genitais. Terminou por introduzir o dedo no anus do morto, retirando material fecal.

Humilhação maior, impossível.

Entre esses chimpanzés, os tiranos, na queda, despidos de poder, são sacrificados de forma perversa.

Já teria isso ocorrido, entre nós humanos, com não poucos ditadores que submeteram seu povo à tirania?

Há ódio menor entre os humanos,  na disputa de uma companheira? O rival merece clemência? Nem sempre!…

Somos todos, já ensinou Darwin, filhos da mesma árvore.

ps- grato, Raquel, pela informação.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s