Home

 

raquel-melquiades

Num retiro de poucos, mas intensos dias, no verde que sobrou da Ilha Grande, na Baía de Angra, estado do Rio, tudo foi abordado, ou quase tudo, inclusive o desafio de viver.

Uma bióloga garantia que os carboidratos poderiam ser desfrutados à vontade, lá pelos idos dos anos 60, 70. O vilão eram as gorduras, as carnes, com as quais todo o cuidado era pouco.

Refeita a leitura, após esses anos, a indústria de alimentos redirecionou o barco, e os alimentos “livres de gordura” passaram a ser os queridinhos da vez.

Diante dessa brecha o açúcar foi a bola vez. Tudo passou a ter açúcar.

Não há hoje um enlatado que não contenha açúcar, assim como a presença da gordura passou a ser “maldita”.

A obesidade foi a decorrência, tal a quantidade de açúcar hoje em nossos alimentos. Mais de 50% da população brasileira estão obesas.

A partir dessa mudança de rota temos hoje uma humanidade obesa, depressiva, posto que o açúcar nos conduz inevitavelmente a isso.

E com a obesidade vieram o diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, câncer, problemas ortopédicos e assim por diante.

Enfim, o colapso de todo o nosso sistema imunológico.

Melclídes, caiçara, 86 anos, lépido, solto, barriga tanquinho, percorrendo de ponta a ponta, diariamente, os caminhos da Ilha Grande, saúde de vaca premiada, verbo permanentemente erotizado, ensina que idade longa, 80, 90 anos, quer dizer muito pouco.

– Que adianta, observa ele com muita humildade e doçura, viver  sustentado por remédios? Remédios pra tudo. Pra dormir, tirar fome, ser alegre, emagrecer, e até para “sururucar”?

Seu Melclídes, em sua doçura, registra:

– Essa gente, não vive. Eles duram. Duram muitos anos. Viver é outra coisa.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s