Home

clarice-lispector

Dorrit Harazim, uma das mais interessantes reflexões do jornalismo brasileiro, abordou recentemente a polarização das paixões, no caso paixões políticas, onde com o andar da carruagem, o adversário, o outro, não demora, vira inimigo.

Dorrit falava das eleições presidenciais, que não haviam ainda acontecido e reproduziu um texto de uma filósofa francesa, Simone Weil.

A filósofa acentuava que “partidos políticos são máquinas de fabricar paixões coletivas que exercem uma pressão coletiva sobre o pensamento individual e têm, por meta final, apenas seu próprio crescimento.”

Que fique claro; esse não é comportamento exclusivo do brasileiro, e sim, do ser humano. Partido em si, já não é nada inteiro, conforme sua própria denominação. Depois, como mamíferos que somos, e disso esquecemos, temos a vocação do rebanho.

Se mover fora do rebanho é suicídio existencial. Nada de pensamento independente. É o “nós e eles” rasteiro, simplificado, que antecede os tempos autoritários.

Salvo caçoada da memória, Clarisse Lispector sugere que as coisas não são “isso ou aquilo, e sim, isso e aquilo.” Não se trata de sutileza, mas de percepção.

Então o partido nos cega, a paixão nos devora, e fora dele, ninguém é confiável. É uma desgraceira, diria Graciliano Ramos.

O sentimento de grupo torna o outro, fora do grupo, num primeiro momento desconfiável, logo depois, não aderindo, adversário, e, não demora, inimigo.

Adversário, devemos vencer, mas inimigos destruir. Tudo isso para nos determos sobre o momento presente.

As eleições recentes, acirradas, num vale-tudo de fazer inveja ao MMA, o país dividido, foi o que elas mostraram, e agora os escândalos inimagináveis da Petrobras, sinalizam muitas rupturas, algumas, talvez, até perigosas.

Fiquemos de olho!…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s