Home

enterro-1

Soube hoje pelas redes sociais – é o que sobrou de ponte entre os amigos – que Luís Carlos morreu. E, no dia dos mortos. E o fez dormindo.

Tenho dele a melhor memória, já que ao tempo das vacas magras, em chegando à grande cidade, foi de uma generosidade única. Não só comigo, mas com tantos outros de nossa geração.

E, no entanto, ao morrer dormindo, imagino que houve injustiça. Morrer dormindo, ou de morte rápida, é o sonho de todos os mortais, já sinalizavam os gregos.

Foi, sem dúvida, uma pessoa original. Em sua visão de mundo, em sua visão radical da espécie humana, ninguém prestava.

Não poupava nem a família, com exceção da mãe, já que as tias, em sua leitura, eram piranhas, os irmãos safados, e o pai um pusilânime.

Não o via há uns 25 anos, pelo menos, mas quando me ligava, ia logo demonizando os amigos, os conhecidos e conhecidas, todos, sem exceção, como velhacos, safados. Era uma delícia ouví-lo, pelos argumentos definitivos que fazia de todos.

Quando deixavam de ser velhacos, resultava, assim entendia, que a vida não lhes tinham dado a oportunidade da pilantragem.

Durante o dia resgatei pedaços de memória de nossa relação, já que na adolescência, e mesmo juventude, fomos muito próximos.

Compreendi que o meu mundo, e de tantos outros que tiveram o privilégio de conhecê-lo, sofrerá um visível vazio.

Sim, porque Luís Carlos, em toda a sua vida, desmistificou o legado judaico-cristão da bondade, da generosidade, da ética, da solidariedade, da fidelidade.

Ele entendia que o ser humano, em sua expressão suprema, nunca deixou de ser velhaco.

Vim a saber, agora, que lhe foi conferido, na lápide de seu túmulo, como posfácio de uma vida que nunca se dobrou: ” morreu em paz consigo mesmo e de mal com a humanidade”.

Havendo prestação de contas, e havendo justiça, lá em cima, ele certamente será reverenciado como um sincero e corajoso ser humano que passou pela Terra.

revisitando – 2/11/2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s